Aprendizado

Falaaa ai galera,

Iniciarei uma série de artigos relacionados a aprendizado, técnicas de estudo e memorização voltados para concurso público, e tenho plena certeza que será muito útil para você.

Essa última semana foi bem inusitada, eu estava com meu filho no Kumon e a professora após o fim da aula me orientou a acompanhar o estudo dele da seguinte forma: “Ele deve olhar o que está fazendo (obvio!), ler a operação matemática (um mais um igual a 2) e escrever o resultado”. Fiquei pensando e me lembrei da época em que eu estava estudando, que eu sentia que aprendia “mais” com aulas presenciais, pois eu percebi que ao estimular mais de um sentido visão, audição somado a escrita da aula eu conseguia reter mais o conteúdo. Acabei traçando esse paralelo e acredito que ao estimular a visão, audição e a escrita, o aprendizado do meu filho melhore.

Fiquei curioso sobre o assunto e pesquisando na Internet me deparei com a Pirâmide de William Glasser que nos diz muito sobre o que eu acabei de falar para vocês:

piramide-de-aprendizado
Nesse estudo, ele nos diz que não basta memorizar o assunto, pois a maioria dos alunos esquece o conceito logo após a aula (revisão será obra de um futuro artigo!). Ele sugere que os alunos aprendam efetivamente junto com o professor.

Note que no topo estamos utilizando apenas um sentido (ler, ver ou ouvir), conforme formos descendo na pirâmide passamos a utilizar dois sentidos (ver e ouvir) até chegarmos próximo a base em que nos efetivamente “realizamos”!

Lembra-se do meu filho no Kumon? Em qual escala de aprendizado ele está? O que a professora me disse é coerente com a pirâmide de William Glasser?

Vamos voltar para a nossa realidade, para o mundo dos concursos.

Já notou que somente ao ler o conteúdo da aula PDF o seu grau de aprendizado/retenção foi pequeno? Ou em uma aula presencial de teoria/exercício você conseguiu guardar mais o conteúdo? Ou explicando/discutindo o conteúdo em uma roda de café (nosso melhor amigo =)) você guardou aquele conteúdo?

Vamos direcionar essa visão para o SEU cenário de estudo e responda: Como você avalia o seu estudo diário? Você está estudando de forma a maximizar o seu aprendizado? O que você está fazendo HOJE para maximizar o seu estudo? O que você não está fazendo que se fizesse melhoraria a qualidade do seu estudo?

Lembre-se “Se você faz o que sempre fez, você obterá o que você sempre obteve!”

Fez sentido para você? Você já teve essa sensação? Não? Comente abaixo!!!

Bons Estudos!

Danilo

Uma ideia sobre “Aprendizado”

  • Edilson

    Concordo plenamente com essa pirâmide de William Glasser, quando você faz ou seja faz uma questão sobre o assunto o aprendizado melhora muito. No caso de ensinar uma matéria, pelo menos mim, tenho que saber os mínimos detalhes para que não paire nenhuma dúvida durante a explanação.

    Responder
Deixe uma resposta
  •