FAQ

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QUESTÕES FREQUENTES

Sobre o Pagamento
Não. Só aceitamos pagamento através de nossos gateways de pagamento. Isso dá mais segurança para ambas as partes.
Sim. Você pode parcelar em até 3x no plano trimestral, em até 6x no plano semestral e em até 12x no plano anual. Porém o parcelamento é opcional e trata-se de um único e indivisível serviço (ou seja, uma única operação no cartão de crédito etc.).
O cancelamento pode ser feito em até 07 (SETE) dias após a aquisição. Este é o período previsto de teste e arrependimento conforme o CDC (Código de Defesa do Consumidor) para compras feitas online. Envie um e-mail para a Eduzz (suporte@eduzz.com)
Infelizmente não. Os valores dos nossos planos variam conforme o período contratado. Se fosse para permitir acesso à plataforma por 15 dias, 30 dias etc., o valor cobrado seria outro. Escolher o plano com maior desconto, usar por pouco tempo e, depois, cancelar, obviamente não está previsto. Além disso, há custos diretos imediatos no ato da transação (taxas de cartão, plataforma etc.) que não são recuperados.
Não existe "valor mensal". Existe o valor TOTAL de cada plano (trimestral, semestral e anual) e a possibilidade de dividir este valor em parcelas. No ato do pagamento, é informado o valor total e dada a opção de dividir em parcelas, de acordo com o tamanho do plano. Parcelar ou não o valor total é opção do aluno.
Isso é previsto. Quando o valor do serviço aumenta, o fornecedor não pode cobrar mais do cliente que já comprou. Assim, o mesmo vale para o caso contrário. É legalmente previsto alterar preços de produtos e serviços. Leve em consideração somente as condições específicas da SUA aquisição. Se você concordou com elas, é porque - segundo seu julgamento - eram satisfatórias. Sempre procuramos beneficiar clientes antigos nas renovações etc.. Porém, uma coisa (promoções e alterações de preço) não está vinculada à outra (rever as aquisições de clientes antigos).
O processo de definição de valores de uma empresa leva em consideração fatores como: promoções, momento econômico, concorrência, renegociação com fornecedores, custos de operação, metas, aumento da base de clientes etc. Busca-se um equilíbro dinâmico a fim de manter o negócio, inclusive, com o objetivo de honrar compromissos antigos. A promoção de hoje pode estar acontecendo para manter ou melhorar o serviço que foi prometido a você ontem, por exemplo.
Sobre os Vídeos e Materiais
Não. Os vídeos são gravados para estudo individual sem interação com o professor. Os valores dos planos foram concebidos para tornar a plataforma mais acessível. Professores de plantão para dúvidas geralmente tem valor adicional (mentoria, coaching etc.).
Os vídeos são disponibilizados em HD sem possibilidade de download. Você pode acessar pelo player Nutror via desktop.
Os slides de cada módulo são disponibilizados em formato .PDF. Alguns cursos (poucos), possuem outros materiais adicionais além dos slides. Nestes casos, podem ser acrescentados pelo professor em outros formatos materiais escritos em outros formatos (.doc, .xls etc.). Em geral, apenas compactamos TUDO em formato .RAR. O aluno precisa baixar, descompactar e abrir usando o aplicativo apropriado. É importante baixar o arquivo por completo antes de tentar descompactar.
Sobre o Serviço Adquirido
O máximo possível. Porém, é importante ressaltar que o serviço contratado é o acesso ao que está na plataforma no MOMENTO da aquisição. Apenas isso deve nortear a decisão de compra do aluno. Decida considerando SOMENTE o que está na plataforma no momento da sua compra.
Sim, pode acontecer. Por isso você deve considerar apenas o que está na plataforma HOJE e não a sua expectativa de um determinado curso que ainda virá a ser gravado. Isso depende de vários fatores, como tempo do professor, priorização de outras melhorias que não têm a ver com conteúdo etc.
Segundo o dicionário, é "alterar, acrescentar ou substituir" algo. Ao assinar, o aluno obtém acesso a toda a base com mais de 11 anos de conteúdo. Portanto, há centenas de aulas gravadas nas últimas semanas, assim como há material gravado há algum tempo. Atualizar não significa "substituir tudo". Não faz sentido. Como são milhares de horas, seria inviável e irrelevante em muitos casos, pois grande parte da teoria não muda com o tempo. Em alguns casos, mantemos um módulo acrescentando exercícios novos; em outros, regravamos uma versão nova e completa, mas mantemos a antiga pelo seu valor; e, muitas vezes, também retiramos materiais do ar (já retiramos centenas de horas, inclusive, ao longo do tempo). Enfim, é um processo contínuo e cumulativo.
As aulas recentes são mostradas no site com a palavra "novo" (em verde). São consideradas "novas" aulas gravadas há menos de 02 anos. Há uma lista com centenas de aulas recentes aqui. Como os planos dão acesso a toda a base, o aluno tem acesso às centenas de aulas recentes, e também, às aulas mais antigas. Há um esforço constante de atualização e de composição dos cursos para que sejam mantidos na plataforma os conteúdos mais relevantes, independente da idade, até que sejam atualizados (por acréscimo de conteúdo, alteração ou mesmo substituição).
Não estão inclusos no serviço horas de consultoria, mentoring e coaching. Este tipo de serviço envolve a interação direta entre professor e aluno, o que, considerando centenas de interessados e, por outro lado, o tempo escasso dos professores, seria inviável sem aumentar muito o preço cobrado pelo plano. No futuro, dependendo da disponibilidade e interesse dos professores, poderão ser oferecidos planos adicionais de mentoring e coaching em um formato a ser definido.
Sobre como utilizar o material
Em geral, sim. Mas sempre para uso pessoal. Por isso os PDFs são marcados com inscrições de segurança, visíveis ou não visíveis (marca d´água), quando é feito o download.
Acesso às aulas gravadas. Você assiste, estuda e interage com outros alunos. Como as aulas foram gravadas no passado,os professores não estão necessariamente disponíveis hoje para responder às dúvidas. Algumas dúvidas poderão ser respondidas pela equipe atual de professores e sócios do Provas de TI, quando for possível. Porém, isso é um "bônus" e não faz parte do serviço contratado.
Não existe "a teoria específica" do concurso XPTO. Após mais de 10 anos na área, sabemos que quem passa é quem estuda a teoria da forma correta, com os melhores professores. Por isso, temos os melhores materiais, gravados pelos melhores professores sobre todos os assuntos cobrados rotineiramente pelas bancas. Material "específico" é discurso de marketing de quem quer vender, várias vezes, a mesma teoria para o mesmo aluno. Basta adquirir o segundo "Combo de Teoria Específica" para ver que lá dentro estão as mesmas aulas, com os mesmos professores e os mesmos exemplos etc.
De certa forma sim. Os Planos de Estudo são uma indicação de nossos professores com relação a quais materias na plataforma o aluno deve estudar para um determinado concurso. A diferença é que não gravamos o material pensando em um determinado concurso (não faz o menor sentido). Gravamos pensando em ensinar da melhor forma, com os melhores exemplos, independente do concurso que o aluno irá fazer. Os planos de estudo apenas aceleram a busca pelo material em nosso site, indicando quais das milhares de aulas são relevantes para o seu concurso e quais não são. Desta forma, você pode estudar para mais de um Concurso, caso queira, sem pagar nada a mais.
Sim. Neste caso gravamos aulas específicas, pois as bancas possuem diferentes formas de cobrar a MESMA teoria. É comum termos módulos na nossa plataforma focados em uma determinada banca para que o aluno se acostume com o seu perfil (CESPE, FCC, ESAF, Multibancas etc.). Neste caso, sim, as aulas já são gravadas pensando na banca específica.
Sobre o antigo Provas de TI
Isso foi em 2018 (ou antes). O procedimento na plataforma antiga era adquirir e baixar dentro do prazo (materiais tipo DOWNLOAD) ou assistir dentro do prazo (materiais EAD). Não comercializamos mais estes materiais desde 07/JAN/2019, portanto, não há mais pedidos daquela época ainda válidos. Verifique a data de sua aquisição nos e-mails da transação ou em seu gateway de pagamento (PayPal ou PagSeguro).
O aluno tem esta informação nos e-mails transacionais enviados na época e, principalmente, em sua própria conta no gateway de pagamento (PAYPAL, PAGSEGURO etc.). Nós também temos acesso a estas informações nos gateways e também em nossas bases locais dos últimos 11 (ONZE) anos... muito tempo... :o)
É, mas esta informação sempre esteve em praticamente todas as páginas do site. Estava nos Termos e Condições (que você clicou antes de fechar o pedido), estava no FAQ, nos e-mails enviados durante a transação, na descrição de cada um dos produtos etc.

Para ajudar a lembrar, seguem armazenamentos públicos das nossas páginas no Web.Archive.Org ao longo dos anos.

Dos Termos e Condições em: 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 etc.
Do FAQ em: 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 etc.
Se você leu os Termos, o FAQ etc. acima, notou que a ideia de permitir o download tinha como base o fato de que, uma vez baixado, seria responsabilidade do aluno cuidar do material. Por razões óbvias, sempre reservamos o direito de retirar materiais do ar (custos da plataforma, saída de professor, alterações de conteúdo, fechamento da empresa, enfim...). Hoje, a empresa é outra (novo formato, outros sócios e, até mesmo, outro CNPJ). Sempre houve um PRAZO para download e suporte para auxiliar, dentro do prazo, a quem tivesse problemas. Assim, fora do prazo, não há como liberar - sem custo - novos downloads e acessos, infelizmente.